Medicamentos que causam hipertensão arterial

Meticorten e outros medicamentos podem causar hipertensão?

Uma mulher relata que vem tendo picos hipertensivos, mas não aparenta ter nada de anormal que possa estar causando esse problema, a não ser uma medicação chamada meticorten, anti-inflamatório hormonal da classe dos corticoides, que pode causar uma série de alterações no organismo, inclusive elevar pressão arterial.

PUBLICIDADE


A pessoa deve procurar um profissional para diferenciar se a hipertensão é secundária ao uso desse medicamento ou se ela é hipertensa de base, pois a abordagem é diferente. Se a hipertensão for causada pelo medicamento, a interrupção dele fará com que a pressão volte ao normal. Se ela realmente for hipertensa, é necessário fazer um tratamento específico.

Vários outros tipos de medicamentos podem causar elevação da pressão arterial sem que a pessoa seja necessariamente hipertensa, como os anti-inflamatórios não hormonais, que são muito comuns.

O meticorten é um medicamento importante para o tratamento de vários outros tipos de patologias, como algumas reumáticas e as tópicas de alergia, mas pode causar essa reação adversa.

A pessoa deve procurar um profissional de confiança para fazer uma pesquisa detalhada e verificar o que pode ser feito nessa situação.

PUBLICIDADE


Artigo anteriorBoldo: benefícios e como usá-lo
Próximo artigoMagnésio e hipertensão arterial
CRM: 158986. Graduação em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2004-2010). Residência em Clínica Médica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011-2013) e Cardiologia (2013-2015) e Miocardiopatias (2015-2016) pela Universidade Federal de São Paulo. Título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (2016). Professora visitante da Universidade Federal de São Paulo (2016-2018). Médica cardiologista do Hospital TotalCor. Assistência e ensino do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.